Dizem que massa não engorda, o que engorda é o molho. Para a sorte de quem está sempre em briga com a balança, sempre dá para fazer um macarrão ao alho e (pouco) óleo, um nhoque ou à bolonhesa ― embora seja um pecado abrir mão do delicioso molho aos quatro queijos. Mas a porca torce o rabo quando se fala em lasanha, cuja graça está justamente no recheio. Então, fé em Deus e pé na jaca! Você vai precisar de:

―  300g de muçarela ralada;

― 300g de presunto fatiado (ou picadinho);

― 200 g de massa de lasanha pré-cozida;

― 2 colheres (sopa) de manteiga

―  2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

―  2 chávenas de leite;

― ½ colher (chá) de sal refinado;

― 1 pitada se noz-moscada (opcional);

― 1 lata de tomate pelado (400 g);

― ½ chávena de água;

― Bacon picado (a gosto);

― 2 tabletes de caldo de legumes;

― 200g de queijo parmesão ralado grosso.

Para o molho branco, derreta a manteiga, junte a farinha e vá mexendo até que ela fique ligeiramente tostada. Acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo, até que ela se dissolva. Quando se formar um creme espesso, desligue o fogo, tempere com o sal e a noz moscada e reserve.

Para o molho de tomate, bata no liquidificador os ingredientes respectivos até obter uma mistura homogênea. Espalhe um terço desse molho no fundo de um refratário, cubra com placas de lasanha e, sobre elas, espalha 1/3 do molho de tomate.

A próxima camada deve levar metade do presunto e um terço da muçarela, e ser recoberta com metade do molho branco. Repita a sequência ― massa, molho de tomate, presunto muçarela, molho branco ― até usar todos os ingredientes (finalize com a massa, o molho de tomate e a muçarela restante).

Cubra o refratário com papel laminado e leve ao forno pré-aquecido (temperatura média) por aproximadamente 30 minutos. Retire o papel alumínio, polvilhe o queijo ralado, leve de volta ao forno para gratinar e sirva em seguida.