Na postagem do último dia 23, eu fiz um apanhado das principais dicas que conheço para fazer batatinhas fritas como as das lanchonetes, que levam vantagem por usarem fritadeiras profissionais. No entanto, faltou dizer que o vinagre é nosso grande aliado na hora de secar as batatas ― etapa fundamental para se obter fritas sequinhas, crocantes e douradas.

O procedimento não poderia ser mais simples: basta dar um “banho” de vinagre nas ditas-cujas antes de colocá-las no óleo fervente. Explicando melhor:

Depois de lavar e descascar as batatas (como dito na postagem retro citada, prefira as do tipo Asterix ― aquela da casca rosada ― ou, na falta delas, as do tipo Baraka ― vendidas ainda sujas de terra), corte-as em rodelas ou palitos, mergulhe numa vasilha com uma mistura de água e vinagre em partes iguais e deixe de molho por cerca de 10 minutos. Ao final desse tempo, retire, escorra e seque as batatinhas usando toalhas de papel ou um pano de prato bem limpo. Em seguida, aqueça bem o óleo (lembre-se do truque do fósforo), coloque-as para fritar e confira o resultado.