Bife à parmigiana, especialmente quando acompanhado de arroz à grega e batatas-palha, é um dos meus pratos prediletos. No entanto, em atenção a quem não come carne vermelha e não está a fim de fazer frango ou peixe à parmigiana, segue uma dica bem legal, focada no arroz e no molho, mas sem o bife (fazer o quê?). Anote aí os ingredientes:

― 2 xícaras de arroz

― 2 tabletes de caldo (de carne, de galinha ou de legumes, a gosto do freguês);

― 2 ovos;

― 3 colheres (sopa) de queijo ralado;

― 100 g de presunto picado;

― 100 g de mozarela picada;

― 1 colher (sopa) de extrato de tomate;

― 3 tomates sem pele e sem sementes.

Refogue o arroz em azeite (com alho e cebola bem picadinhos), despeje 4 chávenas de água quente com um tablete do caldo de sua preferência previamente dissolvido e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.

Enquanto espera, bata no liquidificador o extrato de tomate e os tomates sem pele e sem sementes com uma chávena de água quente, com o segundo tablete do caldo igualmente deissovido. Reserve.

Bata então os ovos, o queijo ralado, o presunto e a mozarela e misture com o arroz cozido, unte uma assadeira refratária com uma camada generosa do molho de tomate que você reservou, acrescente o arroz misturado aos demais ingredientes batidos, cubra-o com o restante do molho de tomate e polvilhe o queijo ralado.

Leve ao forno pré-aquecido (180°C) para gratinar e sirva em seguida.