Carne assada com batatas coradas é o que há. Mas isso não significa que a gente não possa variar. E uma variação que me agrada (ou um complemento, na verdade, porque eu não abro mão das batatas) é o arroz de forno. Então, aqui vai a dica de hoje:

Ingredientes:

― 300 g de queijo parmesão ralado;

― 100 g de azeitonas verdes cortadas em rodelas;

― 1 vidro de palmito picado;

― 1 lata de molho de tomate;

― 1 lata de creme de leite;

― 4 xícaras de arroz;

― 1 lata de ervilha em conserva (escorrida);

― 1/2 copo de leite;

― 2 gemas;

― Manteiga com sal (o quanto bastar);

― Farinha de rosca para untar.

Prepare o arroz da maneira convencional e reserve. Unte uma travessa de vidro (refratária) com manteiga e polvilhe farinha de rosca. Coloque uma camada de arroz cozido e reserve.

Refogue o palmito picadinho e a ervilha em uma colher de manteiga, deixe cozinhar por 5 minutos e espalhe esse “molho” sobre o arroz da travessa.

Cubra com mais uma camada de arroz, espalhe sobre ela o molho de tomate e as azeitonas picadas, adicione mais uma camada de arroz e reserve.

Faça um molho frio com 2 colheres de manteiga, as gemas, metade do queijo parmesão ralado, adicione o leite, mexa bem, junte o creme de leite e espalhe por cima do arroz no refratário. Polvilhe com o restante do queijo parmesão, leve ao forno (pré-aquecido em temperatura média) para gratinar por cerca de 20 minutos e sirva com a carne assada e as batatas coradas (veja esta dica de carne assada).

Dica: para incrementar a receita, você pode cenoura, picar presunto e queijo gorgonzola, por exemplo, ou substituir a ervilha por seleta de legumes, por milho verde em conserva ― ou ainda usar meia lata de ervilha e meia lata de milho, por que não?