Tem feito calor em boa parte do país, nos últimos dias, e, como sabemos, na hora de tentar amenizar os efeitos das altas temperaturas, o brasileiro não abre mão de uma loura estupidamente gelada.

Pensando nisso, que tal acompanhar sua cerveja com um prato de arroz na cerveja? Anote aí os ingredientes e confira abaixo o modo de preparar essa delícia:

― 1 cebola (media) ralada;

― 5 colheres (sopa) de óleo;

― 100 g de salsichão picado (se preferir, substitua por salaminho e aproveite o restante para beliscar como tira-gosto, junto com uma caneca de cerveja bem gelada);

― 1 1/2 chávena de arroz tipo 1;

― 1 1/2 chávena de cerveja clara em temperatura ambiente (sugiro Cerpa ou Serramalte);

    2 cubinhos de caldo de carne (se tiver seguido a dica da postagem de dois dias atrás, use seu próprio caldo de carne);

― 8 azeitonas pretas graúdas, sem caroço (as chilenas são imbatíveis).

Aqueça o óleo numa panela, junte a cebola bem picadinha (ou ralada, melhor ainda), frite o arroz, adicione as azeitonas, o salsichão (ou salaminho, se você optar por essa variação), a cerveja e o caldo de carne dissolvido em água fervente. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos ou até o líquido secar. Sirva quente, com um bife de alcatra bem suculento, frito num fio de azeite de oliva extravirgem ou em manteiga de primeira qualidade. Para acompanhar, uma caneca de cerveja estupidamente gelada, naturalmente.