Pastéis, coxinhas, torresminhos e, claro, as indefectíveis batatas fritas são alguns exemplos de guloseimas que a maioria de nós aprecia, mesmo sabendo que são engordativas e não muito saudáveis ― segundo os nutricionistas, o processo de fritura aumenta significativamente a quantidade de calorias em relação às versões cozidas, assadas e grelhadas do mesmo alimento.

A boa notícia é que, usando o forno micro-ondas, você pode preparar “batatas fritas” crocantes e saborosas. Veja a seguir minha adaptação de uma dica publicada originalmente neste site:

O truque para deixar as batatinhas crocantes é cortá-las bem fininhas, preferencialmente com um cortador de legumes. Se você não tiver esse utensílio (vale lembrar que existem modelos manuais que não custam caro), use uma faca bem afiada para fatiar as batatas o mais fino possível. Outra dica é lavar as ditas-cujas em água fria para tirar o excesso de amido, pois isso contribui para que elas “fritem” em menos tempo (note que a mesma técnica pode ser aplicada a outros tipos de legumes e tubérculos).

Passando ao que interessa:

Corte as batatas pela metade, passe-as no cortador ― que deve estar regulado no modo mais fino ―, mergulhe-as por alguns minutos em água gelada, escorra e seque bem (sugiro dispor as fatias num pano de prato, dobrá-lo sobre elas, apertar (delicadamente) e em seguida colocá-las numa travessa forrada com papel-toalha, mantendo um espaço entre as fatias (é importante não sobrepô-las, ou elas não ficarão com a crocância desejada).

Feito isso, tempere-as a gosto (vale pincelar as rodelas com azeite de oliva e salpicar ervas aromáticas, como alecrim), coloque no forno micro-ondas, selecione a potência máxima, deixe assar por três minutos, vire-as, reduza a potência à metade e deixe mais três minutos (dependendo do forninho, talvez seja preciso prorrogar esse tempo por mais um minuto para que todas as fatias fiquem torradinhas).  

Como bonificação, aqui vai mais uma dica que eu reputo interessante:

Ainda que seja possível resgatar boa parte da “crocância” de pãezinhos amanhecidos umedecendo-os levemente, embrulhando-os em papel laminado e aquecendo-os por alguns minutos num forno convencional (a gás), é mais fácil e rápido usar o forno de micro-ondas. Para tanto, basta colocar os pãezinhos no forninho (sem papel alumínio, evidentemente) ao lado de um copo d’água e deixar “assar” por cerca de 30 segundos.

Bom domingo a todos e até a próxima.