Faz 13ºC em Sampa às 09h40min desta sexta-feira de céu limpo e sol brilhando no céu. A mínima registrada durante a madrugada ficou abaixo dos 10ºC em alguns pontos da cidade, e ainda que o frio deva ceder um pouco nos próximos dias, estamos a 19 dias do início oficial do inverno de 2017. E como nessa estação as saladas verdes e outras comidinhas “refrescantes” costumam ceder espaço a sopas e ouros pratos mais “quentes”, resolvi publicar a dica a seguir, que é simples de fazer, fica uma delícia como acompanhamento de carnes, aves, peixes ― e até como tira gosto, com uma bela taça de vinho, por que não? Para servir 2 comensais, você vai precisar de:

― 50g de manteiga sem sal;

― 200g de batatinhas redondas pequenas (bolinha);

― Salsinha picada (a gosto);

― 1 tablete de caldo de bacon;

― 1 folha de louro;

― 3 dentes de alho descascados;

― Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Lave bem as batatinhas, coloque-as (com casca) numa panela, cubra com água, acrescente os dentes de alho, o caldo de bacon e a folhinha de louro e leve ao fogo alto até levantar fervura. Baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ― ou até que elas fiquem macias, mas não moles demais; experimente furar uma delas com um garfo ou um palito para “sentir” a consistência.

Escorra as batatas, despreze o caldo e deixe esfriar um pouco ― mas não muito; apenas o suficiente para você tirar a casca sem queimar as mãos.

Paralelamente, aqueça a manteiga numa frigideira de tamanho compatível e salteie as batatinhas por cerca de 3 minutos ou até elas ficarem crocantes e bem douradinhas. Apague o fogo, transfira para uma travessa, salpique a salsinha picada, acerte o ponto do sal e sirva quente.