Pois é, você leu certo. Não é arroz, não. É bife. Eu também estranhei quando vi essa dica lá no Pinterest, daí fui conferir e resolvi experimentar. Ficou muito bom, a despeito do calorão senegalês que vem castigando Sampa nos últimos dias. Mas ainda estamos no inverno; no sul o tempo já virou e a temperatura despencou 20 graus de ontem para hoje.

Falando na região Sul, é de lá que veio o famoso arroz a carreteiro, que consiste basicamente em arroz com carne-seca desfiada ou picada, às vezes paio e linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura e com alho, cebola, tomate e cheiro-verde. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, essa receita leva carne-de-sol e é conhecida como Maria-Isabel. Mas vamos ao bife, para o qual você vai precisar de:

― Bifes médios de filé ou alcatra (ou outro corte que você preferir);

― Ovos (1 para cada bife);

― Tomates;

― Queijo tipo mozarela (ou prato);

― Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto.

Tempere os bifes da maneira convencional (com sal e pimenta, mas pode acrescentar alho, se gostar, e sumo de limão ― nesse caso, deixe a carne marinar por pelo menos uma hora).

Enquanto você espera os bifes pegarem gosto, lave os tomates e corte-os em rodelas, frite os ovos no ponto desejado e reserve. Note que, dependendo do tamanho dos bifes ― e da fome dos comensais ―, podem ser necessários dois ovos para cobrir cada bife.

Aqueça uma frigideira ou uma grelha, coloque um fio de azeite e frite a carne por dois ou três minutos (ou o tempo necessário para ela ficar no ponto que você ou seus convidades preferem). No momento em que você virar os bifes (para fritá-los do outro lado), acrescente as rodelas de tomate, salpique o orégano, cubra com os ovos fritos (gema mole ou dura, a gosto do freguês), acerte o ponto do sal e da pimenta e salpique um pouco mais de orégano.

Por último, mas não menos importante, cubra tudo com bastante mozarela e tampe a frigideira para o queijo derreter mais depressa. Quando o queijo estiver no ponto, desligue o fogo, deixe desncansar por um ou dois minutos e sirva com o acompanhamento de sua preferência ― arroz, fritas, farofa, salada, enfim...

Bom apetite.