A primavera começa oficialmente às 17h02 minutos desta sexta-feira, daí minha dica de hoje ser o Bife à Primavera. Antes, porém, vale relembrar o inesquecível Cartola, com a igualmente inesquecível canção “As rosas não falam”, que você pode ouvir acessando este link.

Segundo o poeta, “simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti”. Isso me leva a uma associação espúria ― mas inevitável diante do cenário político tupiniquim ― com a roubalheira que acontece, na capital de República, em todos os escalões do poder.

Que o perfume não venha de lá, já que a podridão no Planalto e no Congresso vem produzindo um fedor é insuportável!

Passando à dica do dia, você vai precisar de:


― 6 bifes de filé, alcatra ou outro corte bovino à sua escolha;
― 1 pimentão (sem sementes) cortado em rodelas;
― 1 tomate (sem sementes) cortado em rodelas;
― 12 fatias de queijo tipo muçarela ou prato;
― 12 fatias de presunto;
― 1 sachê de molho de tomate;
― Azeitonas sem caroço fatiadas (a quantidade fica a seu critério);
― 1 tolete grosso de palmito (ou dois toletes finos) em rodelas;
― Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto.

Tempere os bifes com o sal e a pimenta e frite-os normalmente (no azeite ou na manteiga), como se fosse fazê-los acebolados. Coloque-os num refratário, regue com um pouco do molho de tomate, salpique o orégano, cubra cada bife com duas fatias de presunto, adicione mais molho e orégano, cubra com duas fatias de queijo, acrescente mais molho e mais orégano, junte as azeitonas, as rodelas de tomate, pimentão e palmito e leve ao forno (pré-aquecido em temperatura média) por aproximadamente 10 minutos.

Sirva com arroz branco e batatas coradas.