Se você não tem nada contra carne vermelha, certamente vai gostar da dica de hoje. Anote aí os ingredientes e o preparo do prato:

― 6 bifes não muito grossos e sem capa de gordura (eu usei alcatra, mas você pode arrasar com filé-mignon ou economizar com patinho ou coxão-mole);

― 200 g de queijo provolone (ou mozarela) fatiado;

― 200 g de presunto em fatias grossas;

― 6 dentes de alho graúdos (picados ou esmagados);

― 100 ml de azeite de oliva extravirgem;

― 50 ml de vinagre de vinho tinto.

― 1 colher (sopa) de manteiga;

Salsa, sal e pimenta calabresa a gosto.

Tempere os bifes com o sal e a pimenta calabresa, distribua sobre eles as fatias de queijo e presunto e enrole e prenda com palitos, como bifes “a rolê” ― aliás, é isso que eles são, só que sem os indefectíveis toucinho, cenoura e vagem no recheio.

Enquanto pré-aquece o forno a 180°C, coloque a manteiga numa frigideira e doure os bifes por todos os lados. Reserve.

Prepare um molho com o azeite, o vinagre, o alho e a salsinha picada.

Leve os bifes ao forno (já quente) para terminar de assá-los e derreter o queijo.

Ao final, transfira-os para uma travessa, regue-os com o molho que você preparou e sirva quente, acompanhados das fritas picantes que você prepara da seguinte maneira:

Lave bem e cozinhe por 15 minutos 6 batatas Asterix (grandes) em 1 litro de caldo de legumes. Escorra, corte ao meio e reserve.

Prepare uma mistura de azeite, sal, pimenta calabresa e raminhos de alecrim. Despeje parte dessa mistura numa assadeira, junte as batatas, pincele-as com mais um pouco da mistura, leve ao forno quente (220°C) por 10 minutos.

Ao final desse tempo, vire as batatas, torne a pincelar com que sobrou da misturinha e deixe assar por mais 10 minutos (ou até que fiquem douradas).

Bom proveito.