Recebi por email esta receita e confesso a vocês que não lhe dei grande importância, até porque prefiro croquetes a bolinhos de carne (a propósito: reveja minha dica de croquetes de carne nesta postagem). Mas sempre é bom variar, e, ontem, eu resolvi testar a dica ― e achei o resultado muito legal.

Então, se você não tem nada contra carne bovina e ovo, anote aí os ingredientes:

500g de carne moída (eu usei miolo de acém, mais pelo preço, mas você pode usar patinho ou coxão mole, que o resultado fica excelente);
― 1 cebola pequena picada (eu usei uma cebola grande, porque gosto de carne moída bem temperada);
― 2 dentes de alho amassados (usei ½ dúzia, até porque os dentes eram pequenos);
― 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado;
― 1 colher (chá) de sal;

― ½ chávena de amido de milho (Maisena);
― 30 ovos de codorna cozidos;
― Manteiga para untar.
Acenda o forno e regule para 180ºC (temperatura média).

Unte uma assadeira grande (40 por 28 cm) e reserve. Em uma tigela, coloque a carne, a cebola, o alho, o cheiro-verde, o sal e a maisena e mexa bem, até obter uma mistura homogênea que solte das mãos. Divida a massa em 30 porções, abra cada uma delas na palma da mão, coloque o ovo no centro e modele de maneira a formar bolinhos do tamanho de bolinhas de pingue-pongue. Acomode os bolinhos na assadeira ― deixando um pequeno espaço entre eles ― leve ao forno por 25 minutos ou até dourar. Sirva acompanhado de mostarda, ketchup, molho de pimenta tabasco ou outro condimento que lhe agrade. Fica ótimo para degustar como aperitivo ou para acompanhar arroz, fritas, enfim... A gosto do freguês.

Dica: Se for degustar os bolinhos como acompanhamento, use ovos de galinha. Nesse caso, os ingredientes devem render dez unidades (do tamanho de bolinhas de tênis).