A receita de hoje remete a uma deliciosa carne de panela, que você pode servir tanto acompanhada de salada, arroz, fritas, farofa ou outra guarnição que preferir, quanto na forma de sanduíche, com pão fresquinho, queijo derretido, alface e rodelas de tomate e cebola (fica por conta da criatividade de cada um). Os ingredientes para 1 kg de carne são os seguintes:

- 1 kg de coxão duro (lagarto também serve). Peça ao açougueiro que faça uma boa limpeza, mas mantenha uma camada de aproximadamente 0,5 cm de gordura (na parte inferior da peça), para que a carne não fique seca demais após o cozimento;

- 1 colher (sopa) de óleo;

- 2 colheres (sopa) de bacon picado;

- 1 cebola (de média a grande) cortada em pétalas;

- 1 tomate grande picado (retire as sementes);

- 1 pimentão verde picado (retire as sementes);

- 2 sachês (ou cubinhos) de tempero tipo Sazon ou Maggi;

- 1 colher (sopa) de tempero tipo Arisco (sal, alho e pimenta);

- 700 ml (3 ½ xícaras) de água.

Numa panela de pressão, aqueça o óleo em fogo alto e frite a carne por cerca de 10 minutos ou até dourar todos os lados da peça. Junte o bacon, a cebola, o tomate e o tempero (em sachês ou cubinhos) e refogue por 3 minutos.

Acrescente a água, tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 45 minutos (contados a partir do início da fervura, quando a válvula começa a soltar vapor). Retire do fogo, alivie a pressão, coloque a carne sobre a tábua específica, corte-a em fatias (a espessura depende da sua preferência pessoal e de como pretende servi-la), derrame sobre ela o molho do cozimento, e pronto.

Espero que tenham gostado. Amanhã, veremos como fazer hambúrgueres caseiros artesanais, tão bons quanto os das melhores hamburguerias do mundo. Abraços e até lá.