Tempo frio pede comida quente e com “sustância”. Sopa cai bem, mas chega uma hora que a gente enjoa. Então, que tal uma carne de panela com batatas coradas (e arroz banco ou macarrão para acompanhar)?

Já compartilhei com vocês algumas das minhas receitas preferidas de carne assada, todas elas feitas no forno ou na panela de pressão. No forno, o resultado é melhor, mas na pressão a carne cozinha fica pronta mais depressa e a gente economiza gás (e ainda pode finalizar no forno, senão é carne cozida, e não assada). Mas a dica de hoje pede “panela sem pressão” e um bocado de paciência, pois o preparo demora mais, mas o resultado compensa o trabalho. Você vai precisar de:

― 1,5kg de coxão duro ou lagarto (limpe a peça, mas não remova totalmente aquele naco de gordura, pois ele agrega sabor e evita que a carne resseque);

― 1 pacote de creme de cebola tipo Knorr ou Maggi (ou sopa de cebola);

― 1 lata de cerveja preta;

― 1 copo de vinho tinto ou porto;

― 1 colher (sopa) de manteiga;

― 1 cebola grande ralada (ou picada em pedacinhos bem pequenos);

― 2 ou 3 dentes de alho esmagados o em lâminas bem finas;

― Sal e pimenta do reino a gosto.

― ½ dúzia de batatas médias, lavadas, descascadas e cortadas ao meio.

Corte a carne em fatias médias, coloque numa tigela, tempere com o sal, a pimenta, o alho e a cebola, regue com o vinho e deixe descansar por pelo menos duas horas.

Retire a carne da tigela e reserve o molho. Aqueça a manteiga numa panela de tamanho compatível e doure a carne por todos os lados. Junte o molho que você reservou, adicione a cerveja e a sopa (ou creme) de cebola, mexa bem para misturar, baixe o fogo, tampe a panela e vá adicionando água (fervente) aos poucos, sempre que a carne estiver quase seca (convém deixar uma chaleira no queimador do fogão ao lado, para facilitar).

Espete a carne com um garfo de cabo longo; quando ela estiver macia, desligue o fogo, transfira para uma assadeira, regue com o restante do molho (que deve ter sobrado no fundo da panela; se for preciso, reforce a dose), junte as batatas e coloque no forno pré-aquecido para finalizar o cozimento e dourar as batatas. Nesse entretempo, regue a carne e as batatas com o molho da assadeira. Ao final, retire, transfira para uma travessa, polvilhe queijo parmesão ralado (se gostar) e sirva em seguida com o acompanhamento escolhido (como eu disse na introdução, fica uma delícia com arroz branco ou talharim regado com o molho da carne).