Minha sugestão de hoje pode não ser a mais indicada para quem anda brigando com a balança, mas tudo que é bom nesta vida é proibido, faz mal ou engorda. E como a gente não deve levar a vida muito a sério, até porque não vamos mesmo sair vivos dela, bola pra frente.

Há quem acredite que o Filé à Parmegiana surgiu na cidade de Parma (famosa pelo seu delicioso presunto de mesmo nome); outros afirmam que, se você pedir esse prato em qualquer restaurante da Itália, o garçom não fará a menor ideia do que servir. Outros, ainda, dizem que o verdadeiro filé à parmegiana nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, embora o pessoal de Itu não abra mão da paternidade, e tenha até argentino jurando de pé junto que a receita foi inspirada num sanduíche vendido na porta do estádio do Boca. Mas isso é o que menos interessa. Você vai precisar de:

1 kg de filé mignon em bifes;

150g de farinha de rosca;

3 ovos; 4 tomates médios maduros;

2 cebolas médias;

2 dentes de alho;

1 maço de cheiro verde;

2 latinhas de extrato de tomate;

250g de queijo tipo mozzarella;

200 g de presunto magro em fatias finas;

100g de queijo parmesão ralado;

1 copo de requeijão cremoso;

Azeite de oliva extra virgem.

Tempere os bifes com sal, pimenta do reino e alho (previamente amassado), passe-os nos ovos (levemente batidos) e na farinha de rosca. Feito isso, frite-os e reserve-os numa forma refratária.

Numa panela com óleo previamente aquecido, junte a cebola, os tomates picados (sem sementes) e um dente de alho amassado. Refogue e acrescente o molho de tomate já pronto. Junte o cheiro verde e ajuste o sal e a pimenta do reino.

Sobre os filés fritos que você reservou na forma refratária, coloque uma camada generosa de molho, acrescente as fatias de presunto, algumas colheradas de requeijão cremoso, cubra com a mozzarella, polvilhe o parmesão ralado e salpique orégano a gosto. Leve ao forno previamente aquecido para que derreter o queijo e gratinar; quando borbulhar, retire e regue com o azeite de oliva.

O acompanhamento mais comum é o arroz à grega, mas também fica gostoso com arroz branco e batata-palha.

Era isso, pessoal. Bom apetite e até a próxima.