Os meteorologistas vinham avisando, mas a gente quase nunca bota muita fé, pois esse povo erra mais que analista econômico e comentarista político. Desta vez, porém, foi diferente, e o frio veio mesmo, de repente.

De uma segunda-feira ensolarada com temperaturas próximas dos 26°C, aqui em Sampa, passamos para uma terça-feira cinzenta, úmida, com previsão de 9°C de mínima (agora faz 12°C, mas, com o vento e a fina garoa, a sensação térmica é de apenas 10°C.

Considerando que Bariloche registrou -23,5°C (é isso mesmo, temperatura negativa, de vinte e três graus e meio abaixo de zero), 10 graus é café pequeno ― ou chocolate quente em quantidade generosa. Este é super fácil e rápido de fazer, e você pode usar chocolate amargo e leite desnatado para deixar sua receita menos calóric. Anote aí os ingredientes:

― 1 chávena de leite (integral ou desnatado, a seu critério);

― 100g de chocolate meio amargo picado ou duas colheres (sopa) de chocolate em pó;

― ½ colher (sopa) de maisena;

― 1 pitada de sal;

― 1 pau de canela;

― Açúcar (ou adoçante) a gosto.

Dissolva a maisena em 2 colheres de leite e reserve. Esquente o leite restante, derreta o chocolate nele e adicione a maisena dissolvida, mexendo sempre para não empelotar, até obter uma mistura homogênea e cremosa. Adoce a gosto, finalize com a pitada de sal e o pauzinho de canela e sirva em seguida.