A balança que me perdoe, mas creme de baunilha é o que há. Se você também aprecia essa ambrosia e recorre aos famosos potinhos de creme industrializado, como os da Danone, saiba que é fácil de fazer seu próprio creme. Os ingredientes são fáceis de encontrar (podem até estar na sua despensa) e o tempo de preparo é de apenas 10 minutos ― desconsiderando o fato de o creme precisar descansar na geladeira por cerca de três horas, depois de pronto, para só então ser servido. Com os ingredientes relacionados a seguir, você prepara quatro porções dessa delícia, mas vá com calma, pois cada porção tem 165 kcal):

― ½ litro de leite

― 1 fava de baunilha (ou essência, o que for mais fácil);

― 5 colheres (sopa) de açúcar;

― 1 colher (sopa) de amido de milho (Maisena);

― 3 gemas de ovo (*).

Numa chaleira, misture o leite com os grãos da fava de baunilha (ou tempere-o com a essência) e leve ao fogo. Enquanto espera o leite ferver, misture (numa tigela à parte) as gemas de ovo e o açúcar até clarear e formar um creme. Adicione o amido de milho e torne a misturar. A essa altura, você já deve ter baixado o fogo da chaleira, para evitar que o leite suba e derrame. Despeje sobre esse leite, bem lentamente, a mistura que você preparou, mexa e torne a mexer (com um fuê ou batedor), aumente o fogo para médio/forte e continue mexendo, até o creme engrossar. Quando seu creme estiver com a consistência desejada, apague o fogo, transfira o conteúdo da chaleira para tacinhas de sobremesa e leve-as à geladeira por cerca de três horas. Pronto! Agora é só servir.

Dica: Você pode degustar o creme puro, às colheradas, mas fica ainda mais gostoso se você incrementar com canudinhos-biju, ou com fatias de morango (e decorar com chantilly, por que não?), polpa de maracujá, enfim, fica por conta da sua criatividade.