Talvez já não esteja tão frio quanto na sexta-feira passada, mas a meteorologia avisa que, depois de alguns dias de trégua, a temperatura volta, sim, a cair aqui pelas bandas de Sampa, notadamente no próximo final de semana, quando a mínima deve ficar abaixo de 10ºC (na sexta e no sábado que vêm). Então, nada como esquentar a barriga com uma sopinha cremosa e deliciosa (desde que você goste de palmito, naturalmente). E o melhor é que você pode preparar, guardar no freezer e aquecer ― no fogão ou no micro-ondas ― para servir no momento em que achar melhor. Anote aí os ingredientes:

― 1 colher (sopa) de manteiga;
― 3 dentes de alho picados ou amassados;
― 1 vidro (300g) de palmito em conserva já picado (custa menos que em toletes);
― 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
― 2 chávenas de leite;

― ½ litro de caldo de legumes;

― 1 chávena de requeijão cremoso;

― Sal, pimenta-do-reino, salsinha picada e parmesão ralado (a gosto).

Numa panela grande, derreta a manteiga e frite o alho até dourar. Junte o palmito, refogue por cerca de 3 minutos, adicione a farinha, misture bem e acrescente o leite (aos poucos), misturando sempre, para não empelotar.

Despeje então o caldo de legumes na panela e deixe cozinhar. Quando palmito estiver bem macio, adicione o requeijão e misture bem misturado. Se quiser uma sopa bem cremosa, bata no liquidificador (deixe a tampa entreaberta, ou o vapor que se forma o copo pode “explodir” deixar sua cozinha mais suja que a consciência do Lula).

Ao final, devolva a sopa à panela e esta, de vota ao fogo, para que o caldo apure e engrosse um pouco. Deixe esfriar, acerte o ponto do sal e congele, se for o caso. Se for consumir na hora, polvilhe a pimenta do reino, o queijo ralado e a salsinha, e bom apetite.