Entre os assim chamados “salgadinhos”, o quibe e o croquete disputam minha preferência Aliás, já publiquei a receita do croquete que eu degustava na Leiteria Lírico, lá pelos anos 1980, que era realmente de dar água na boca, mas a dica de hoje leva presunto em vez de carne - afinal, variar, de vez em quando, é bom.

Confira os ingredientes e veja como é fácil preparar esse quitute:

- 150g de farinha de trigo;

- 150g de manteiga em temperatura ambiente;

- 150g de presunto picado ou moído;

- 1 litro de leite integral;

- Sal a gosto;

- 2 ovos e farinha de rosca (ou pão torrado ralado) para empanar.

Amorne o leite, junte o presunto picado e deixe a leiteira no fogo médio.

Em outra panela, derreta a manteiga, mistura a farinhe de trigo e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos.

Junte o conteúdo das duas panelas, misture bem misturado, leve ao fogo médio e mexa com uma colher de pau (faça movimentos em oito) até que a massa "espesse". Prove, acerte o ponto do sal e continue mexendo até que a massa começar a despregar da panela.

Apague o fogo, deixe a massa amornar, transfira-a para uma travessa e cubra com filme plástico (o filme deve tocar a superfície da massa, de maneira a evitar que se crie uma crosta).

Quando a massa esfriar, coloque a travessa na geladeira e deixe ganhar consistênca.

Depois de uns 20 minutos, aproximadamente, você já pode retirar a travessa da geladeira e, usando uma colher de sopa, tirar pequenas porções da massa, enrolar no formato de croquete e passar no pão ralado/farinha de rosca.

Quando terminar de enrolar os bolinhos, bata os ovos com um pouquinho de leite, passe os croquetes nessa mistura, torne a passá-los na farinha de rosca e frite em óleo bem quente (use o truque do dente de alho e do palito de fósforo) até que fiquem bem dourados.

Retire com uma escumadeira, transfira para uma travessa previamente forrada com toalhas de papel, deixe absorver o excesso de gordura, transfira para outra travessa e sirva em seguida, com rodelas de limão, mostarda, ketchup e molho tabasco.

Para acompanhar, folhas verdes, tomate e palmito em rodelas e uma taça de vinho branco gelado.