Quer agregar um sabor todo especial ao vinagre que você usa para temperar saladas? Então coloque umas duas ou três azeitonas verdes dentro da garrafa, deixe pegar gosto por alguns dias e depois sinta a diferença.

Para a couve frita ficar mais macia, deixe as folhas (já rasgadas ou cortadas) de molho em água quente por alguns minutos, seque bem e então refogue na manteiga (com alho cortado em lascas bem fininhas).

Ao fazer purê de batatas, esprema as ditas-cujas ainda quentes (para facilitar, cozinhe-as já descascadas). Se adicionar um pouco de leite em pó, seu purê ficará leve como um suflê. Vale também acrescentar uma clara de ovo batida em ponto de neve.

Se aprecia peixe frito, mas não suporta o cheiro que toma conta da casa durante o preparo, esprema um limão no óleo da fritura. Isso não só diminui o cheiro, mas também reduz bastante a fumaça.

Quer seus bifes bem douradinhos? Adicione uma pitada de açúcar ao óleo da fritura. Aliás, prefira fritar bifes na manteiga (ou margarina) e vez de usar óleo, pois assim eles não encolhem e ficam ainda mais macios.

Ao guardar os ovos na geladeira, coloque-os no compartimento apropriado com a parte mais pontuda para baixo. Por alguma razão, isso ajuda a conservá-los por mais tempo.

Para evitar que o açúcar fique empedrado, coloque algumas bolachas salgadas dentro do recipiente; para absorver o excesso de umidade do sal, coloque grãos de arroz dentro do saleiro.