É certo que o frio deu uma trégua neste dia dos namorados. A mínima desta madrugada, aqui em Sampa, foi de 12 graus, “bem acima” dos 7 / 8 graus registrados no final de semana. Mesmo assim, uma pedida romântica é muito gostosa é uma tábua de queijos e vinhos. Veja algumas dicas de como combinar corretamente essas duas delícias:

― Escolha pelo menos cinco tipos de queijo, entre os de sabores suaves e mais fortes. No entanto, evite servir muçarela, queijo prato, queijo-de-minas, provolone e parmesão. Os três primeiros são muito comuns para um evento temático, e os dois últimos, muitos fortes, podem atrapalhar a degustação dos outros tipos e também da bebida.

― Sirva-os sobre tábuas, sem fatiar ou cortar em pedaços pequenos. Apenas garanta que cada tipo tenha sua própria faca, para não misturar os sabores.

Pães não podem faltar, e frutas também são bem-vindas ― além de combinar com alguns queijos, ajudam a limpar o paladar para experimentação de novos sabores. Uvas e maçãs são as preferidas dos especialistas, mas as secas também são boas opções. E não se esqueça de deixar uma garrafa de água mineral à mão.

― Em geral, queijos de casca dura combinam com vinhos tintos, e os frescos vão melhor com os brancos. Quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve ter.

― Não é heresia servir um único vinho durante toda a reunião, mesmo com vários tipos de queijos à disposição. Nesse caso, porém, escolha um que não seja muito maduro nem muito suave.

― Vinhos brancos leves, como o riesling ou chardonnay, acompanham bem muçarela ou mascarpone (os rosés também são opções). Queijos de massa mole e casca aveludada, como o brie e o camembert, vão melhor com vinhos brancos, do tipo chardonnay. Se preferir um tinto, opte por vinho pinot noir.

Reblochon, port-salut, saint-nectaire e saint-paulin combinam com vinhos tintos, que podem ser da versão cabernet sauvignon, malbec ou pinot noir. Note apenas que eles não devem ser muito tânicos, ou seja, que não transmitam aquela sensação de acidez ao descer pela garganta.

Parmesão e Grana Padano, mais duros e geralmente usados como complementos em refeições, podem ser consumidos com vinhos do tipo pinot gris ou pinot grigio. Para acompanhar um foundue, prefira os brancos ácidos, como os suíços, gregos, austríacos ou os feitos com a uva sauvignon blanc da Nova Zelândia.

Feliz dia dos namorados a todos.