Não é porque hoje é sábado que você precisa jantar pizza. E não é porque você não está a fim de cozinhar que precisa recorrer a um delivery qualquer. Afinal, bastam 15 minutos para preparar dois hambúrguer caseiros que ficam uma delícia ― desde que você disponha dos ingredientes, que são os seguintes:

― 2 pães de hambúrguer;

― 400g de carne moída (pode ser patinho, miolo de acém, paleta, etc.);

― Queijo tipo mozarela, cheddar, provolone (ou mesmo queijo fresco, na falta de uma opção mais adequada);

― 1 tomate, uma cebola, algumas folhas de alface, outros tantos dentes de alho, um raminho de cheiro verde, maionese, mostarda e ketchup.

Pique o alho, metade da cebola e o raminho de cheiro verde, junte a carne, tempere com sal e pimenta-do-reino à gosto e misture com as mãos, até formar uma massa mais ou menos homogênea. Divida essa massa em duas porções, faça uma bola com cada uma delas e prense no formato de disco (se você não tem uma prensa de hambúrguer caseira, daquelas de plástico, que custam menos de R$ 10 reais, achate a bolinha com a mão mesmo, mas com cuidado para não deixar desmanchar).

Coloque os discos numa travessa, cubra com filme plástico e deixe na geladeira enquanto parte os pães ao meio, corta o tomate e o restante da cebola em rodelas, passa um pouco de maionese na metade inferior de cada pão (se quiser, aqueça previamente o pãozinho no forno ou numa sanduicheira tipo George Foreman), coloca uma ou duas folhas de alface e polvilha com um pouquinho de sal e pimenta.

Paralelamente, aqueça bem uma frigideira (ou chapa) antiaderente, pingue algumas gotas de azeite e frite os discos por uns 4 ou 5 minutos, pressionando levemente com uma espátula apropriada. Vire, deixe fritar do outro lado por uns 2 minutos e cubra com duas ou três fatias de queijo (cada disco). Quando o queijo derreter, use a espátula para transferir os hambúrgueres para as metades dos pães cobertas com as folhas de alface (isso evita que a umidade amoleça e desmanche o pãozinho), acrescente as rodelas de tomate e de cebola, tempere com um fio de mostarda e outro de ketchup (de preferência na região central dos discos, para evitar lambança na hora de comer), feche os lanches com as metades superiores dos pães e sirva em seguida, acompanhados de batatinhas chips (daquelas industrializadas mesmo).