O Dia dos Pais pede um almoço especial, mas restaurantes e churrascarias costumam ficar lotados, tornando o que era para ser uma alegre comemoração num irritante teste de paciência. E para não ficar na mesmice do churrasco de todo domingo, confira essa receita de picanha feita no forno, que é facílima de seguir e fica uma delícia. Você vai precisar de:

― 2 colheres (sopa) de óleo;

― 1 cebola picada;

― 2 dentes de alho picados;

― 1 peça de picanha (de aproximadamente 1,5 kg)

― 1 lata de molho de tomate;

― 1 lata de cerveja escura;

― 1 pacote de creme de cebola;

― 1/2 chávena de azeitonas verdes picadas

Na panela de pressão, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho, coloque a picanha com a capa de gordura virada para baixo, deixe dourar bem e vire do outro lado. Acrescente o molho de tomate, a cerveja, o creme de cebola e a azeitona, tampe a panela e deixe cozinhar no fogo brando durante 30 minutos (contados a partir do momento em que a válvula começar a soltar vapor). Desligue o fogo, deixe sair a pressão naturalmente, coloque a carne em uma travessa e sirva com o molho. Para acompanhar, arroz branco, farofa e batatas fritas ou coradas vão muito bem.

Dica: Você pode substituir a picanha por coxão-duro, que sai mais em conta e proporciona um resultado excelente. Todavia, pode ser preciso aumentar o tempo de cozimento na pressão, pois esse corte é mais duro e é importante que seja cozido a ponto de ficar bem macio, quase desmanchando.