Como eu costumo dizer, cozinha é arte. Truques e macetes podem fazer toda a diferença, até mesmo na hora de fritar um simples ovo, conforme já tivemos oportunidade de discutir aqui na nossa comunidade. Portanto, seguem alguns errinhos comuns dos cozinheiros de primeira viagem (e de segunda, terceira, quarta, etc.) que você deve evitar sempre que possível. Acompanhe:

1 ― Na hora de preparar carnes, retire-as da embalagem, fatie, corte e tempere conforma os ditames da receita e em seguida leve ao fogo. JAMAIS LAVE A CARNE, porque, além de conter eventuais impurezas, a água leva consigo boa parte das proteínas presentes no alimento. Além disso, a cocção da carne é mais que suficiente para eliminar as bactérias.

2 ― Você pode, sim, usar azeite de oliva em suas frituras. Todavia, evite temperaturas muito elevadas (em sendo o caso, use outro tipo de gordura, como o tradicional óleo de soja). Vale também misturar azeite em manteiga em partes iguais, já que as temperaturas diferentes que cada qual suporta evitam que a gordura queime por excesso de calor.

3 ― Ao fritar bifes, aqueça bem a frigideira (até que ela comece a fumegar), coloque um fio de óleo ou um pouco de manteiga, acrescente o bife (ou os bifes, caso a frigideira seja grande em comporte mais de um sem que eles se sobreponham) já temperados com sal e pimenta e deixe fritar cada lado pelo tempo necessário para que a carne fique no ponto desejado (detalhes nesta postagem). Em outras palavras, você SÓ DEVE VIRAR O BIFE UMA ÚNICA VEZ.

4 ― Frituras por imersão, como no caso de peixes, bifes à milanesa, pasteis, quibes, croquetes, batatas fritas, etc., exigem que o alimento fique mergulhado no óleo. No entanto, não exagere na quantidade, pois óleo demais demora muito a aquecer (notadamente nos fogões domésticos), e além potencializar as calorias, acaba “encharcando” o alimento ― e comida nadando no óleo, ninguém merece!

5 ― Quando comprar ervas frescas no supermercado, retire-as da embalagem antes de guarda-las na geladeira. O ideal é higienizá-las, secá-las bem, acondicioná-las num tupperware ou outro recipiente que possa ser tampado e cobri-las com toalhas de papel.

Até a próxima.