CONSIDERANDO QUE NINGUÉM NASCE SABENDO:

― Quando for preparar omeletes ou suflês, adicione uma pitada de fermento aos ovos, antes de batê-los, e veja como eles rendem mais. E para a omelete não grudar, esfregue um pouco de sal no fundo da frigideira antes de levar a mistura ao fogo.

― Esta é mais velha que a minha avó, mas tem gente que ainda não sabe: para o bife à milanesa ou outros empanados ficarem com aquela casquinha crocante, passe-os na farinha de trigo, depois nos ovos, e só então na farinha de rosca. E para que a casca não descole durante a fritura, pressione bem a carne contra a farinha e, antes de fritar, deixe os empanados na geladeira por uns 15 minutos.

― Para que a linguiça fique mais saborosa, ferva-a em água antes de fritar. E quando a água secar, frite a linguiça em sua própria gordura, sem adicionar óleo ou manteiga.

― Para evitar que a gordura queime durante as frituras, coloque um dente de alho (com casca e tudo) ou uma cenoura pequena dentro da frigideira.

― Para suas frituras ficarem mais sequinhas, acrescente uma colher de álcool ao óleo (ainda frio, antes de levar a frigideira ao fogo).

― Para evitar que a gordura espirre por todo o fogão quando você frita seus bifes, passe um pouco de azeite ou manteiga na carne antes de temperá-la. Depois, frite os bifes direto na frigideira, sem adicionar óleo.

― Para que seus ovos fritos fiquem com as claras branquinhas e sem beiradas esturricadas, borrife um pouco da água fria sobre eles assim que os colocar na frigideira.

― Sobrou purê do almoço ou do jantar da noite anterior? Coloque na panela com um pouco de leite e bata vigorosamente com um uma colher de pau enquanto a mistura aquece.

― Seu arroz ficará com um sabor diferenciado se, quando ele estiver pronto e ainda quentinho, você colocar uma colherada de manteiga na panela e misturar bem com um garfo.

― Misture um pouco de pimenta-do-reino ao queijo ralado e veja o toque especial que isso dará à sua macarronada.