Quando for fazer lasanha, evite cozinhar massa antes de levá-la ao forno. Em vez disso, coloque-a de molho em uma bacia com leite frio e deixe de um dia para o outro. Depois de acrescentar o molho, é só montar o prato e assá-lo no forno. Só não deixe de colocar leite suficiente para cobrir toda a massa, pois parte do líquido será absorvido ― e deixará sua massa ainda macia e gostosa.

Na salada, o uso de tomates muito maduros pode comprometer a aparência do prato. Mas você pode deixá-los mais “firmes” se os fatiar no sentido vertical.

Pó de café mantém o sabor por mais tempo se você o colocar num pote com tampa e guardar na geladeira. E para dar um sabor especial ao café, acrescente pau de canela. Falando em geladeira, guarde dentro dela também os seus condimentos, pois, se deixados próximos ao fogão, eles perderão a cor e o sabor devido ao calor.

Para seu arroz ficar mais soltinho e saboroso, pingue algumas gotas de limão durante o cozimento. Para deixar o feijão fique mais gostoso, antes de fechar a panela de pressão e levá-la ao fogo, acrescente um nabo pequeno e uma folha de louro amarrada com raminhos de salsa e cebolinha verde.

Para amaciar uma peça de carne, basta deixá-la por algumas horas numa mistura de azeite e vinagre. Para deixar seu frango frito dourado e sequinho, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente. E para deixar seu peixe mais saboroso e cheiroso, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira.