As frituras podem não faze bem à saúde, mas fazem uma sujeira danada. Mesmo assim, não abrimos mão de batatas fritas, pastéis, quibes, empanados em geral e outros que tais. Não existe uma fórmula mágica para tornar as frituras menos calóricas, mas basta salpicar um pouco de sal no fundo da frigideira, antes de colocar o óleo e fritar os alimentos, para minimizar os respingos de gordura que emporcalham o fogão.

Mesmo depois que desligamos o fogo, a panela continua quente, fazendo com que o arroz grude no fundo. Para evitar, molhamos um pano de prato em água fria, dobramos em quatro e colocamos a panela sobre ele assim que o arroz estiver cozido.  

Nossa omelete ficará mais macia se adicionarmos 1 colher (sopa) de água para cada ovo e batermos tudo como de costume. Se formos bater as claras em neve, devemos retirar os ovos da geladeira com antecedência (eles devem estar na temperatura ambiente). Igualmente importante é lavar e sacar bem o garfo ou o batedor (para eliminar qualquer resquício de gordura e de umidade). E se acrescentarmos algumas gotas de limão, as claras atingirão o ponto de neve mais rapidamente.