ANOTE AÍ:

― Colocar um raminho de salsa no óleo da frigideira deixa o peixe mais cheiroso e saboroso.

― Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Caso haja bichinhos, eles subirão à superfície e poderão ser removidos facilmente.

― Para evitar bifes sem que a gordura espirre, basta besuntar a carne com azeite ou manteiga quando for temperá-la. Assim não será preciso untar a frigideira e, portanto, não haverá respingos (note que essa dica não vale para frituras por imersão, como bifes à milanesa, quibes e assemelhados).

― Ovos de codorna são um excelente tira-gosto, mas descascá-los é um porre. Para facilitar a tarefa, faça um pequeno corte do lado maior (mais gordinho) do ovo, pois é lá que fica a bolsa de ar. Fazendo assim, a casca sairá com facilidade e o ovo não ficará machucado.

― Falando em tira-gosto, seus torresminhos ficarão macios e crocantes se você respingar cachaça enquanto eles estão dourando na panela.

― Quando for preparar bacon no forno de micro-ondas, forre um prato de vidro com 3 toalhas de papel, disponha as fatias de bacon lado a lado, cubra-as com outras 3 toalhas, ajuste o forno para a potência máxima e deixe o bacon lá por uns 4 ou 5 minutos, dependendo do seu aparelho. Ao final, retire o prato, deixe o bacon descansar por 2 minutos e veja como ele ficou crocante e sequinho.

― Não descarte as cascas de batata; frite-as em óleo bem quente, tempere com sal e sirva com uma cervejinha bem gelada. Fica melhor que mandiopan.

― Para evitar que o leite derrame e suje o fogão, coloque um pires de porcelana (com a boca para baixo) no fundo da leiteira, depois encha-a com o leite e então leve ao fogo. Alternativamente, coloque uma colher dentro da leiteira (assegure-se de que ela seja grande o suficiente para o cabo ficar de fora).

― Ao cozinhar carne na pressão, coloque uma lata de cerveja para cada quilo de carne. Isso deixará a carne mais macia e fácil de desfiar (e sem gosto de cerveja, fique tranquilo).

― Vai preparar almôndegas ou discos de hambúrguer? Moa um pouco de toucinho defumado junto com a carne.

― Vai cozinhar feijão? Coloque um tomate dentro da panela ― além de engrossar o caldo, ele deixa o feijão mais saboroso.

― Sua garrafa térmica está com aquele cheiro de corrimão de repartição pública? Encha-a com água quente e sal, deixe agir por ½ hora e enxague bem.

― Vai preparar uma salada e não suporta o cheiro da cebola que “pega” nas mãos? Corte os pimentões depois de fatiar as cebolas (para tirar o cheiro de pimentão, basta lavar as mãos com água e sabão).

Até a próxima.