― Ao preparar peixe ou frango no micro-ondas, dobre a parte mais fina dos filés para baixo, e modo a obter uma espessura mais uniforme e otimizar o cozimento.

― Quando aquecer quaisquer alimentos com membrana ou casca ― caso das salsichas, linguiças, batatas, gemas de ovos ―,  não se esqueça de furá-los com um garfo ou palito. Do contrário, o acúmulo de vapor fará com que eles estourem e sujem o interior do seu forninho.

― Sempre que for aquecer líquidos (como água ou leite) ou alimentos com alto teor de água (como ovos), use um recipiente com o dobro da capacidade necessária para abrigar o volume inicial do alimento, que assim poderá se expandir, evitando que ele vase e suje seu forno.

― Use seu micro-ondas para secar ervas. É só lavá-las, secá-las usando um pano de prato limpo (para absorver o excesso de umidade), picá-las, espalhar sobre folhas de papel-toalha e levar ao micro, na potência máxima, por cerca de 2 minutos. Retire, remisture e complete o processo, deixando as micro-ondas agirem por mais uns 2 ou 3 minutos.

Sorvetes menos cremosos tendem a ficar duros no freezer, e a gente nem sempre se lembra de baixá-los para o refrigerador uma hora antes de servir. Nesse caso, o micro-ondas pode ser de grande ajuda. Basta colocar o pote (destampado) no forninho, regular a potência para “média” e deixar as micro-ondas agirem por uns 3 ou 4 minutos. O sorvete não vai derreter, apenas ficar cremoso, mas não deixe de abrir a portinha na metade desse tempo e conferir o quão macio ele já está.