A dica de hoje é um tanto trabalhosa, mas o resultado compensa. Anote aí os ingredientes e veja a como preparar essa delícia:

― Cinco bifes altos de filé;

― 1kg de batata;

― 250g de queijo minas padrão;

― 250g de queijo gruyère;

― 1 caixinha de creme de leite;

― Alho, salsinha e manjericão a gosto;

― 1 cebola grande;

― Azeite de oliva, vinho do porto, sal e açúcar.

― Queijo provolone e fatias de pão de forma.

Torre o pão de forma e triture (não rale; o ideal é que ele fique “granulado”). Pique o alho, a salsinha e o manjericão e misture a essa “farinha”. Acrescente o queijo ralado, misture bem misturado e reserve.

Lave, descasque e cozinhe as batatas (espete-as com um garfo ou palito; quando estiverem macias, desligue o fogo e esprema as batatas para transformá-las num purê.  

Transfira esse purê de batata para uma panela grande, antiaderente, leve ao fogo baixo, acrescente o creme de leite e vá misturando devagar.

Junte os queijos minas e gruyère picados em pedacinhos e continue a misturar até obter uma massa elástica. Reserve.

Tempere os bifes de filé com sal e pimenta-do-reino e sele-os de todos os lados (não deixe queimar). Regue os filés com um fio de azeite de oliva e cubra-os com a crosta que você preparou. Regue novamente com azeite e leve ao forno (pré-aquecido a 180°C) até que a carne fique no ponto desejado (preferencialmente malpassada).

Enquanto espera, regue o fundo de uma panelinha com um fio de azeite, refogue uma cebola (em rodelas finas ou picada, a seu critério), adicione ½ chávena de vinho do porto e deixe reduzir. Adicione uma colher (sopa) de açúcar e deixe reduzir. Adicione uma colher (sobremesa) de sal, ½ chávena de água e deixe reduzir.

A essa altura, os filés já devem estar no ponto. Desligue o forno, retire a travessa, regue os bifes com esse molho (coado ou não, a seu critério) e sirva em seguida com o purê de batata incrementado com os quijos. Se quiser incrementar a apresentação do prato, decore esse pruê com folhinhas de salsa.