O filé mignon suíno é uma carne magra, mas saborosa, suculenta e bem mais macia que o conhecido lombinho de porco, notadamente quando não muito passada. Para a receita de hoje, você vai precisar de:

― 1 peça de filé mignon suíno (aproximadamente 1 kg);

― 3 colheres (sopa) de manteiga;

― 1 cebola média;

― Suco de 2 ou 3 laranjas;

― 1 cálice de Vinho do Porto;

― Sal, pimenta-do-reino e tomilho.

Limpe bem a peça de filé, tempere com o sal e a pimenta, polvilhe o tomilho e pressione, de maneira que ele grude bem na carne. Deixe descansar por 30 minutos fora da geladeira, enquanto pica a cebola e espreme as laranjas.

Em uma frigideira pesada, em fogo médio, derreta 2/3 da manteiga e doure a carne por cerca de 8 minutos (cuide para que o centro fique rosado). Retire e reserve.

Coloque o restante da manteiga na frigideira, refogue a cebola por 4 minutos (ou até que ela fique transparente), junte o suco das laranjas e o vinho, deixe reduzir por um minuto (raspe bem o fundo da frigideira com uma colher de pau), retorne a carne à frigideira, tampe e aqueça por mais 1 minuto.

Ao final, transfira o filé para uma travessa, corte em rodelas de aproximadamente 1 cm cada uma e sirva com uma colherada de molho por cima. O acompanhamento fica a critério de cada um ― sugiro batatas fritas ou purê de batatas.