Corte a parte central de uma peça de filé em medalhões (bifes de aproximadamente 2,5 cm de altura) e tempere com sal e pimenta-do-reino (moída na hora). Fure a carne com uma faca de ponta e reserve.

Descasque cerca de 20 dentes de alho, cubra com azeite de oliva, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve ao forno (pré-aquecido a 180ºC) por cerca de 20 minutos.

Introduza os dentes de alho nos furos que você fez na carne, acerte o ponto do sal e da pimenta e frite em 2 colheres (sopa) de manteiga e 3 de azeite de oliva. Retire e reserve.

Na mesma frigideira (sem lavar), aqueça mais 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e 1 de manteiga, refogue uma cebola picadinha com o que sobrou dos dentes de alho assados e amassados e ½ chávena de cebolinha picada.

Refogue então uma chávena de cogumelos (tipo shitake). Assim que eles começarem a murchar, adicione ½ litro de creme de leite fresco e 150 g de queijo gorgonzola. Misture bem até obter um creme homogêneo. Transfira os medalhões para esse molho, misture e sirva com arroz branco ou o acompanhamento de sua preferência. Se quiser, salpique salsinha ou manjericão picado sobre o molho; dica uma delícia.

Dica: Se, como eu, você não é fã de cogumelos, troque por azeitonas pretas carnudas (sem caroço, por favor).