Ainda sobre frituras:

― É importante esquentar bem a gordura antes de colocar os salgados, empanados, batatinhas ― ou o que mais você for fritar por imersão ―, lembrando sempre que se o óleo frio encharca a fritura, quente demais resulta nos indesejáveis estouros de que tratamos no post anterior. A temperatura recomendável fica entre 180ºC e 200ºC; se você não dispõe de um termômetro culinário, jogue um palito de fósforo dentro da frigideira e um dente de alho com casca (o alho evita que o óleo queime, enquanto o fósforo acende quando a temperatura ideal é alcançada). Igualmente importante é atentar para a quantidade de óleo, que deve ser suficiente para cobrir totalmente o alimento, proporcionando uma fritura mais uniforme e evitando que os indesejáveis estouros.

― Quando for fritar congelados, deixe-os descongelar antes de coloca-los em contato com o óleo quente, de modo a evitar que a camada de gelo derreta rapidamente e provoque estouros, respingos e queimaduras. Isso sem mencionar que o alimento frita bem mais depressa quando está em temperatura ambiente, ajudando a economizar gás, mas convém não deixar o congelado amolecer demais, pois aí a massa se abre com maior facilidade.

― Prefira fritar seus salgadinhos numa panela pequena, pois assim o aquecimento da gordura é potencializado. Se for preciso, frite duas ou três unidades de cada vez, e apenas até que se forme uma fina casquinha, de modo a evitar a rachadura e consequente saída do ar do recheio.

― Alimentos diferentes têm características distintas, razão pela qual você não deve, por exemplo, fritar pastéis e quibes ao mesmo tempo, já que salgados que têm recheio mais “cremoso” ― como o pastel de palmito ― devem ser fritos rapidamente, ao passo que quibes e croquetes precisam ficar imersos no óleo quente por mais tempo.

― Se você não dispõe de um cesto de fritar, use uma escumadeira ou outro utensílio que lhe faça as vezes (jogar os salgados no óleo quente é queimadura na certa). E se perceber que o óleo aqueceu demais ― ele começa a esfumaçar e assume uma coloração mais escura ―, desligue o fogo, deixe a temperatura baixar por alguns minutos, reacenda o fogo e retome a fritura do ponto onde você parou, mas não deixe os salgadinhos mergulhados no óleo nesse entretempo, pois eles certamente irão encharcar.

― Em caso de queimaduras, lave imediatamente o local afetado com água corrente, até que a pele seja resfriada. Não use manteiga, pasta de dente, borra de café, água sanitária ou qualquer outra solução paliativa, pois, além de não ajudar, isso pode atrapalhar.

Concluímos na próxima postagem. Até lá.