Receita fácil de seguir e que fica uma delícia, o fusili ao molho de limão exige apenas os seguintes ingredientes:

― 1 pacote de macarrão fusili (ou parafuso);

― 1 garrafinha de creme de leite fresco;

― 100 g de manteiga;

― 4 limões (casca fina, bem sumarentos);

― 2 chávenas de queijo parmesão ralado;

― Sal e pimenta-do-reino a gosto e salsinha picada para temperar.

Lave bem os limões, rale a casca, esprema o suco e reserve.

Numa panela, derreta a manteiga e frite as cascas de limão por cerca de 1 minuto. Junte o suco, o creme de leite fresco, o parmesão, o sal e a pimenta, misture bem e deixe aquecer, sem levantar fervura.

Prepare a massa conforme as instruções impressas na embalagem. Quando estiver “al-dente”, escorra, transfira para uma travessa, cubra com o molho, leve ao forno pré-aquecido (180° C) para gratinar (cerca de 10 minutos), decore com a salsinha picada e sirva ― com lagarto assado na cerveja preta, então, fica uma maravilha. Veja do que você vai precisar e como preparar:

― 1 ½ kg de Lagarto em peça (bem limpinho);   

― 300 g de bacon fatiado;

― 1 pacote de sopa (ou creme) de cebola;

― 3 dentes de alho (graúdos);

― 1 lata de cerveja preta;

― 3 colheres (sopa) de azeite;

― 3 colheres (sopa) de molho de tomate;

― 1 folha de louro;

― Sal e pimenta do reino a gosto.

Com uma faca comprida e bem afiada, fure a carne de ponta a ponta no sentido do longitudinal e recheie com as fatias de bacon. Tempere com o alho (picado ou espremido) misturado a meio pacote de sopa de cebola, sal e pimenta a gosto (só não exagere, porque o creme de cebola já é salgado). Aqueça o azeite numa panela de pressão e doure o lagarto de todos os lados. Adicione um copo d’água (200 ml), a cerveja preta, o restante da sopa de cebola, o molho de tomate e a folha de louro. Tampe a panela, aguarde o início da fervura, baixe o fogo, coloque a válvula de segurança e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Corte em fatias de aproximadamente um centímetro, regue com o restante do molho (coado) e sirva com o macarrão.