A dica a seguir é do Wessel ― que produz um hambúrguer de picanha que é uma coisa de louco.

Observação: Eu já publiquei aqui na comunidade (acho que há uns dois anos) uma sequência sobre hambúrgueres artesanais, com dicas que vão da escolha da carne à proporção de gordura, do ponto da fritura à montagem do sanduíche. Seguindo neste link, você tem acesso à primeira delas; para ler as demais, clique aqui, aqui e aqui.

Fiz essa observação porque muita gente aprecia hambúrguer e não raro prepara o lanche em casa, mas usando discos industrializados de marcas como Seara, Perdigão, Texas e companhia, que, cá entre nós, não são grande coisa. Se você não tem tempo para dedicar à preparação artesanal (ou não quer ter muito trabalho), experimente o hambúrguer de picanha (ou de filé mignon) do Wessel. A última caixinha que eu comprei (com duas unidades) custou R$ 13, mas a qualidade e o sabor valeram cada centavo.

Passando ao que interessa, para uma alternativa melhor que os discos industrializados e menos trabalhosa que o preparo artesanal focado na sequência mencionada linhas atrás, você vai precisar de:

― 350g de Fraldinha moída;

― 2 colheres (chá) de manteiga sem sal;

― 1/2 colher (chá) de açúcar;

― 2 colheres (chá) de molho de soja;

― 2 colheres (chá) de molho inglês;

― Sal a gosto;

― Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

― Azeite para pincelar;

― 1 cebola cortada em rodelas;

― 2 fatias de queijo gorgonzola.

Aqueça a manteiga numa frigideira, junte a cebola e frite em fogo médio. Quando estiver transparente, coloque o açúcar e deixe dourar até caramelizar. Reserve.

Misture bem todos os demais ingredientes (menos a pimenta), separe a carne em duas porções e molde discos com 2,5 cm de espessura. Moa pimenta sobre um dos lados, pincele o azeite de ambos os lados e frite numa boa frigideira (de preferência de ferro fundido). Frite de um lado, vire depois de 3 minutos e deixe fritar o outro lado por mais uns 2 minutos. Quando estiver pronto, espere mais 2 minutos antes de servir (para a carne ficar bem rosada).

Sirva com a cebola caramelizada por cima e uma fatia de gorgonzola sobre cada um dos bifes. Você pode servir no prato (com batas chips fica uma delícia) ou montar o lanche no pão de hambúrguer, com maionese, uma folha de alface, rodelas de tomate, etc. Fica a gosto do freguês.