Não se trata exatamente de uma dica para a ceia de Natal ou para o almoço do dia 25, mas para as férias de final de ano, já que esse rosbife fica uma delícia no pão, como bauru, embora vá muito bem também servido com com arroz, fritas, farofa, massa, enfim... Anote os ingredientes e confira como é fácil de preparar.

― 1 peça de lagarto extra limpo (de aproximadamente 1,5 kg);

― ½ chávena de mostarda amarela;

― 2 colheres (sopa) de ketchup;

― ½ chávena de molho inglês;

― Sumo de 1 ou 2 limões tahiti (o número depende do tamanho e da quantidade de sumo);

― 6 dentes de alho graúdos, descascados e bem socados;

― 1 cebola grande picada em pedacinhos bem pequenos (não é para decoração, mas para dar sabor);

― Sal, pimenta do reino moída na hora e molho de pimenta vermelha a gosto.

Bata bem o lagarto e amarre-o com um barbante culinário, de maneira que ele fique arredondado e bem firme.

Misture os temperos, esfregue por todos os lados da carne, coloque-a juntamente com a “marinada” dentro de um saco tipo “zip”, feche e deixe descansar na geladeira por 12 horas (virando de tempos em tempos para absorver o tempero por igual).

Numa panela de tamanho compatível, doure a carne em óleo fervente até que ela fique corada por todos os lados (vá pingando pequenas quantidades de água quente na panela).

Ao final, transfira a carne para uma assadeira, acrescente o que sobrou da marinada dentro do saco e leve ao forno (pré-aquecido a 200ºC) por cerca de 1 ½ hora (regue a carne com o molho a cada 15 minutos).

Retire o lagarto do forno, transfira-o de volta para a panela (que você não deve ter lavado), regue com a sobra do molho (adicione um pouco de água fervente para deglaçar o molho que deve ter ficado grudado no fundo da assadeira), deixe apurar em fogo baixo, virando de tempos em tempos, até que o tempero seja totalmente incorporado.

Pronto. Coloque a carne numa travessa e sirva com o acompanhamento de sua escolha.

Se quiser fazer baurus de rosbife, deixe a cane esfriar e fatie-a com uma faca elétrica (ou coloque-a no freezer, espere que ele "endureça! e então corte-a bem finainha com um fatiador de frios).

Para preparar os lanches, compre pãezinhos frescos, corte-os ao meio e remova o miolo de uma das canoas de cada pão. Para cada sanduíche, derreta queijo prato, gruyère, suíço e estepe (cerca de 30g de cada) numa panelinha com um pouco de água quente, uma colher de sopa de manteiga e outra de vinagre de vinho branco (ou de vinho branco seco, por que não?).

Monte os sanduíches colocando 5 ou 6 fatias do rosfife na canoa cujo miolo você NÃO REMOVEU, alinhadas no sentido transversal. Sobre elas, disponha rodelas finas de tomate e cebola. Encha a canoa sem o miolo com a pasta de queijos, salpique orégano, feche os sanduíches, corte-os ao meio pela diagonal e sirva em seguida.