Vegetarianos e veganos que me perdoem, mas filé-mignon é fundamenta. Na dica de hoje, vermos como preparar um delicioso filé à bordalesa, para o qual você vai precisar de:

― 4 medalhões de filé de aproximadamente 200 gramas cada;

― 1 chávena de vinho tinto de boa qualidade/

― 2 galhinhos de tomilho;

― 2 cebolas roxas cortadas em pedaços pequenos;

― 1 folha de louro;

― 6 colheres (sopa) de caldo de carne;

― 2 colheres (sopa) de óleo de canola;

― 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;

― 1 colher (sopa) de salsinha picada (só as folhas, sem os cabinhos);

― 1 colher (chá) de folha de alecrim bem picadinha;

― Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;

― Alface-romana para acompanhar.

Retire a carne da geladeira e deixe-a subir de temperatura enquanto pré-aquece o forno, lava a alface e prepara o molho. Como você certamente sabe pré-aquecer o forno e lavar a alface, veja como preparar o molho:

Junte o vinho, o tomilho, a cebola e o louro numa panela pequena e aqueça em fogo médio até que quase toda a bebida evapore. Descarte o tomilho e o louro, adicione o caldo de carne, apague o fogo e reserve.

Tempere os medalhões (já em temperatura ambiente) com sal e pimenta, aqueça o óleo em uma frigideira pesada (de ferro fundido) e toste por 2 minutos de cada lado, virando apenas uma vez. Leve a frigideira ao forno preaquecido a 220ºC por mais 4 minutos, retire, coloque a carne sobre uma tábua e deixe descansar.

Volte a panela pequena ao fogo médio, aqueça e junte a manteiga e bata com batedor manual para incorporar o molho completamente. Retire do fogo, misture a salsinha e acerte o sal e a pimenta.

Coloque 2 colheres de molho em cada prato (pré-aquecido) e acomode sobre esse molho os medalhões de filé (um em cada prato). Salpique alecrim e tomilho e espalhe por cima o molho que porventura tenha sobrado.

Sirva acompanhado de alface romana temperada apenas com sal e azeite de oliva extravirgem.