Para mim, churrasco sem molho vinagrete não é churrasco. Aliás, esse acompanhamento vai bem com a maioria dos pratos à base de carne ― não necessariamente assada na brasa. Um belo bife de contrafilé com fritas e farofa, por exemplo, ganha um sabor todo especial com uma generosa colherada desse delicioso molho.

É certo que eu já publiquei diversas receitas de vinagrete, mas como o armazenamento das postagens aqui na comunidade é limitado (acho que a 100 páginas do “caderno”), é possível que você fique chupando o dedo se for pesquisar uma dica muito antiga. Então, considerando que o que abunda não excede, anote aí os ingredientes desse delicioso molho.

― 1 cebola grande;

― 4 tomates maduros, mas firmes;

― 100 ml de água;

― Cheiro verde (salsa e cebolinha) a gosto;

― Sal e pimenta-do-reino a gosto;

― 50 ml de azeite de oliva;

― 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho (branco, de preferência, mas o tinto também vai bem).


Pique a cebola em pedacinhos. Corte os tomates ao meio, retire as sementes e pique-os em cubinhos. Pique o cheiro verde bem picadinho, junte tudo numa tigela, mexa bem para misturar, acrescente a água, o sal, a pimenta, o azeite e o vinagre, torne a misturar bem misturado e deixe descansar na geladeira por 30 minutos, antes de servir.

Observação: A receita acima é a “clássica”. Se você quiser incrementá-la, acrescente pimentão (verde ou vermelho) picado, uma pitada de molho inglês, uma colherinha de mostarda e outra de ketchup, alguns dentes de alho cortados em lâminas bem fininhas, uma pimenta dedo de moça picada (sem as sementes) ou uma colher de café de molho de pimenta tipo Tabasco. E para “quebrar” a acidez do troço (afinal, a ideia é aprimorar o sabor do prato, e não amargar uma azia-mãe pelo resto do dia), a dica é misturar a água e o vinagre, adicionar uma pitada de sal e uma colher de café de açúcar, aferventar rapidamente, deixar esfriar e só então juntar os ingredientes picados.

Dica: Outro molho muito gostoso é feito assim: Refogue no azeite uma cebola em rodelas e dois dentes de alho picados, junte pimentões vermelhos e amarelos previamente cortados em tiras (não se esqueça de remover o miolo e as sementes) e azeitonas picadas. Acrescente 1/4 de chávena de vinagre de maçã, sal e pimenta do reino, mexa delicadamente até que os legumes murchem (mas sem perder a crocância) e então apague o fogo, deixe esfriar, coloque numa molheira e deixe apurar na geladeira por umas duas ou três horas.