Com esse friozinho que vem fazendo, que tal um pernil de cordeiro assado, com crosta de ervas e arroz de romã, para o feriado do dia do trabalhador? Você vai precisar de:

― 1 pernil de cordeiro ― sugiro o da Swift, que você encontra na loja de carnes da marca mais próxima ou pode pedir pelo Swift Delivery (tel. 11 31447777);

― Suco de 1 limão;

― Manteiga para untar;

― 2 batatas grandes, fatiadas em rodelas;

― 1 chávena de caldo de legumes;

― Sal e pimenta calabresa a gosto.

Para a crosta de ervas:

― 2 pães amanhecidos e ralados;

― 2 dentes de alho picados;

― Raspas da casca de 1 limão;

― ½ chávena de castanha-do-pará triturada;

― ½ chávena de alecrim fresco;

― 5 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente.

Para o arroz de romã:

1 colher (sopa) de azeite;

― 1 colher (sopa) de manteiga;

― ½ cebola cortada em cubinhos;

― 1 dente de alho picado;

― 1 chávena de arroz;

― 2 colheres (sopa) de xarope de romã;

― 2 chávenas de água fervente;

― Sal a gosto;

― 1 chávena de arroz vermelho já cozido;

― Sementes de 3 romãs.

Tempere o pernil com o suco de limão, o sal e a pimenta calabresa. Unte uma assadeira com manteiga, cubra o fundo com as rodelas de batata e regue com o caldo de legumes. Coloque o pernil sobre as batatas, cubra com papel alumínio e asse em forno médio por aproximadamente 2 horas (ou até ficar macio). Tire do forno, retire o papel alumínio e reserve.

Misture os ingredientes da crosta de ervas até formar uma pasta, espalhe essa pasta sobre o pernil (pressione bem) e leve a assadeira de volta ao forno para terminar de assar e dourar a crosta.

Nesse entretempo, prepare o arroz de romã: aqueça o azeite e a manteiga, doure a cebola e o alho, adicione o arroz, refogue, junte o xarope de romã, a água fervente e o sal, deixe cozinhar em fogo baixo como a panela semitampada. Ao término do cozimento, misture o arroz vermelho e as sementes de romã, decore com folhinhas de hortelã e sirva em seguida.