Faltam 50 dias para a virada do ano, mas basta a gente passar diante de um shopping para que a decoração natalina faça o que combalido espírito natalino parece não ter mais condições de fazer: lembrar-nos de que o Natal se aproxima ― ou que os lojistas apostam nas festas natalinas para aquecer suas vendas, a depender da interpretação de cada um.

É inegável que o Natal venha se tornando mais “comercial” a cada ano que passa. Aonde foram parar o clima festivo e o espírito de camaradagem que tomava conta das pessoas, independentemente de fé ou crença religiosa?

Tempos atrás, os “votos de boas-festas” pareciam mais sinceros: durante todo o mês de Dezembro, todos se desejavam “Feliz Natal”, e na última semana do ano, “Feliz Ano Novo”. Hoje em dia, embora “chegue mais cedo” nos centros comerciais, o Natal ficou impessoal, sem-graça. Ainda que muita gente arme suas árvores e pendure lampadinhas pisca-pisca nas janelas e varandas, o clima é artificial e os votos carecem de calor humano.

Mas nada disso parece afetar as comilanças, tanto em “confraternizações” corporativas quanto em casa mesmo, com amigos e afins. Por isso, resolvi antecipar desde já uma receita muito legal, que você pode reservar para o Réveillon, para o almoço do Natal ― ou degustar amanhã mesmo, no tradicional churrasquinho de domingo. Você vai precisar de:

― 1 peça de picanha;

― Sal grosso;

― 1 latinha de cerveja;

― 1 chávena de lentilha;

― 3 e ½ chávenas de arroz;

― 4 ou 5 dentes de alho picados;

― 3 colheres (sopa) de óleo de girassol;

― 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas;

― 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem;

― Sal e pimenta-do-reino a gosto;

― 2 colheres (sobremesa) de mel;

― Salsinha picada.

Tempere a picanha com o sal, coloque numa assadeira, regue com a cerveja, leve à geladeira e deixe marinar por cerca de 1 hora. Ao final, asse na churrasqueira, alternando o lado da gordura para cima e para baixo, até a carne atingir o ponto desejado.

Paralelamente, coloque a lentilha de molho em água por 30 minutos, escorra, doure o alho no óleo e refogue as lentilhas com o arroz. Adicione água, acerte o sal e deixe cozinhar até ficar macio.

Em uma frigideira, doure a cebola no azeite, junte o mel e deixe caramelizar. Coloque sobre o arroz e sirva com a carne.

Dica: Você pode substituir a picanha por contrafilé, filé de costela ou maminha.