Nem só de espeto e braseiro vive quem aprecia uma boa picanha. Nada contra o churrasco, naturalmente, mas variar e bom e eu gosto. Se você também gosta (de picanha e de variar), confira os ingredientes e as dicas de preparo a seguir:

― 1 peça de picanha (0,9kg a 1,3kg);

― 100g de queijo coalho cortado em cubos;

― 100g de queijo tipo gorgonzola;

― 4 dentes de alho picados;

― 5 colheres (sopa) de azeite;

― 2 colheres (sopa) de tempero de ervas finas;

― ½ chávena de nozes picadas;

― 1 pacote de coração de alcachofra congelado;

― Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue o alho por 2 minutos, junte o coração de alcachofra ainda congelado e refogue por mais 15 minutos em fogo baixo. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e as ervas finas, reserve e deixe esfriar.

Enquanto espera o forno pré-aquecer (a 200 graus), use uma faca fina e bem afiada para cortar 2 dedos de comprimento da ponta da picanha, remover o excesso de gordura e fazer um corte profundo da base maior da picanha para a menor (com cuidado para não furar as laterais). Feito isso, vire a carne "do avesso” ― ou seja, insira a base menor em direção à maior, de maneira a deixar a gordura para dentro.

Numa vasilha, misture os queijos, as nozes e o refogado de alcachofra e reserve. Tempere a carne com o sal e a pimenta e recheie-a com a mistura. Use palitos de dente para fechar a bolsa de picanha (tanto na base maior quanto na menor).

Unte uma assadeira com as 3 colheres de azeite remanescentes, acomode a picanha recheada, leve ao forno pré-aquecido, deixe assar por 15 minutos, vire e deixe assar por mais 10 minutos (para um ponto malpassado; se preferir a carne bem-passada, asse por 25 minutos de cada lado).

Remova os palitos e sirva em seguida com fritas e farofa. Se preferir uma guarnição mais light, coloque numa tigela ½ chávena de azeite, suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto e bata bem com um batedor de arame. Numa saladeira, misture 1 chávena de tomates cereja cortados ao meio, 1 maço de alface americana, 1 maço de alface crespa, tempere com o molho e sirva com a picanha.