Outubro começa num domingo, e domingo é dia de preguiça. Preguiça sugere um lanche rápido em vez de um jantar mais rebuscado, e embora uma pizza seja a primeira ideia a nos cruzar a mente nessas ocasiões, por que não variar com uma opção mais em conta, fácil de preparar, que parece pizza, tem sabor de pizza, mas é um apenas um sanduíche? Você vai precisar de (para 6 lanches):

― 6 pães franceses

― 3 chávenas de mozarela cortada em cubinhos;

― 100 g de mozarela em fatias (para cobrir os sanduíches);

― 300 g de presunto cortado em cubos;

― 100 g de presunto em fatias (para cobrir os sanduíches).

― 6 colheres (sopa) de azeite;

― 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso;

― 3 tomates sem sementes picados;

― 1 colher (sopa) de orégano;

― Sal a gosto.

Corte o tampo de cada um dos pãezinhos, remova o miolo (cuidadosamente, para não furar a casca), pincele as cavidades com molho de tomate ou ketchup e reserve.

Em uma tigela, misture os demais ingredientes (menos as fatias de queijo e presunto e o orégano), tempere com o sal e o azeite.

Recheie bem os pãezinhos, cubra com as folhas de presunto e, por cima delas, as de mozarela. Leve ao forno (pré-aquecido a 220°C) por 15 minutos, retire, regue com um fio de azeite, polvilhe o orégano e sirva em seguida.

Dica: Se você aprecia gorgonzola, esfarele cerca de 100 g desse queijo e misture ao recheio ― ou então parmesão ralado grosso, mas escolha um ou outro, pois, juntos, eles cobrirão o sabor dos demais ingredientes.

Alternativamente, você pode cortar os pães ao meio, remover o miolo, besuntá-los com o molho de tomate, recheá-los a seu gosto (presunto, queijo, tomate, azeitonas picadas, bacon, requeijão etc.), finalizar a cobertura com uma fatia de presunto e outra de mozarela e levar ao forno até o queijo derreter.

Bom apetite.