Bife é tudo de bom, seja frito ou grelhado, acebolado, à parmegiana etc. Mas variar é sempre bom, e uma sobra de filé mignon que você eventualmente esteja reservando para um estrogonofe pode ser usada na receita a seguir, que pede apenas 250g de carne. Vejamos os ingredientes:

― 250g de filé;

― 1 cebola picada em pedaços pequenos;

― 2 chávenas de arroz arbório ou canaróli.

― 1 chávena de vinho branco seco;

― 1 litro de água;

― 1 tablete de caldo de carne;

― 100g de queijo gorgonzola.

O preparo não poderia ser mais simples: Pique o filé em pedacinhos bem pequenos, refogue em azeite e reserve. Em outra panela, aqueça o caldo de carne até ferver.

Paralelamente, doure a cebola em azeite (ou manteiga), junte o arroz, frite um pouco, adicione o vinho branco, baixe o fogo e deixe a bebida evaporar. Em seguida, adicione o caldo de carne aos poucos, uma concha por vez, para não cobrir totalmente o arroz. Prossiga até usar todo o caldo.

Quando o arroz estiver quase no ponto, junte o filé picadinho e o queijo gorgonzola (também picado em pedacinhos), mexa bem, espere dar ponto e deligue o fogo. Acerto o ponto do sal (não exagere, que o gorgonzola já é salgado) e da pimenta e sirva em seguida.

Dica: se quiser incrementar ainda mais esse prato, adicione uma ou duas colheres de ervilhas (frescas ou em conserva, devidamente escorridas), decore com salsa picada e polvilhe com queijo parmesão ralado. Não gosta de ervilhas: troque por azeitonas verdes ou pretas, devidamente descaroçadas e cortadas em lascas ou rodelinhas.