Minha sugestão de hoje ― mas não necessariamente para você comer hoje ― é de risoto de filé mignon com gorgonzola e damasco. Vamos aos ingredientes;

― 250g de arroz Carnarolli (*);

― 150g de damasco picado;

― 4 colheres (sopa) de manteiga;

― Manteiga ou azeite para untar;

― 1 cebola média;

― 2 colheres (sopa) de azeite;

― 350 g de filé-mignon em cubos;

― 200 ml de vinho branco seco;

― 1 cubo caldo de carne;

― 250 g de queijo gorgonzola;

― Alho, creme de Balsâmico Cabernet Sauvignon, pimenta-do-reino e sal a gosto.

(*) Pelo menos 3 tipos de arroz para risotos são encontrados facilmente nos supermercados. São eles o Arbório, o Carnarolli e o Vialone Nano. A diferença entre os três é o tamanho dos grãos, o tempo de cocção e a capacidade de absorção do caldo. O primeiro é o mais popular entre os brasileiros; o segundo é o preferido de italianos e oriundi; o terceiro, mais miudinho, é o que tem maior amilose e, portanto, o mais adequado para quem quer um risoto mais cremoso.

Dissolva o cubinho de caldo de carne em 1 litro de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e Reserve. Tempere o filé-mignon com alho e sal a gosto refogue no azeite bem quente, mexendo sempre, para selar a carne de todos os lados. Junte o creme de Balsâmico Cabernet Sauvignon, desligue o fogo e reserve. Em outra panela, doure a cebola e a manteiga e acrescente o arroz Carnarolli. Junte o vinho branco e deixe até evaporar o álcool. Vá acrescentando aos poucos o caldo de carne. Quando o arroz ficar al dente, junte o filé-mignon reservado, o queijo gorgonzola e o damasco. Misture até o queijo derreter, dando cremosidade ao risoto e, por fim, polvilhe a pimenta-do-reino e sirva logo em seguida.