A ciabatta é um pão branco de origem italiana, que apresenta um miolo bem mole e areado.  O nome ― “chinelo”, numa tradução livre ― remete ao seu formato achatado, e os sanduíches feitos com esse tipo de pão são chamados de panini (plural de panino).

A rigor, a receita de hoje remete ao sanduíche, mas eu achei por bem mostrar como fazer a ciabatta, já que a gente não a encontra em qualquer padaria. Você vai precisar de:

― 1 kg de farinha de trigo branca;

― 800 ml de água em temperatura ambiente;

― 30 g de fermento biológico (Fleischmann);

― 20 g de sal;

― 100 ml de azeite de oliva;

Primeiramente, dilua o fermento em água e reserve. Em seguida, numa vasilha grande, misture a farinha e o sal e acrescente metade do fermento diluído. Mexa bem até formar uma massa aquosa, adicione o restante do fermento diluído, amasse vigorosamente a massa (que deve apresentar uma textura de mingau) por 10 minutos ou até que ela adquira um pouco de consistência. Misture então o azeite e amasse novamente por mais 10 minutos e deixe a massa crescer na própria vasilha durante 1 hora.  Findo esse prazo, vire a massa em cima de uma superfície previamente polvilhada com farinha, molde o pão e transfira para uma assadeira previamente untada com azeite. Pré-aqueça o forno por pelo menos 15 minutos e coloque o pão para assar por 20 minutos.

Para o sanduíche:

― 1 pote de cream cheese;

― 2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada;

― 1/2 chávena de cenoura crua ralada;

― 2 ciabattas compridas;

― 1 tomate maduro, mas firme, cortado em rodelas;

― Folhas de alface lisa ou americana;

― 6 fatias de presunto royale (se preferir use presunto defumando, o resultado também é muito bom);

― 6 fatias de queijo minas frescal;

― Orégano para polvilhar.

Misture o queijo cremoso com a salsinha e a cenoura até formar uma pasta. Divida os pães ao meio, ao comprido, e distribua a pasta numa das metades de cada pão. Forre as demais com as folhas de alface, coloque três fatias de presunto e três de queijo branco sobre elas, adicione as rodelas de tomate, polvilhe com o orégano, feche os lanches e sirva. Se quiser, corte os sanduíches em quadradinhos e acomode-os em minitravessas.

Dica: Vale também levar os lanches ao forno pré-aquecido por alguns minutos, apenas para aquecer (não deixe o queijo derreter).

Era isso, pessoal. Espero que gostem.