As temperaturas mínimas dos últimos dias foram mais baixas que na semana anterior, embora a qualidade de tempo tenha sido aceitável aqui em Sampa: friozinho pela manhã e à noite, mas sol e céu azul durante a maior parte do dia. O próximo final de semana (prolongado pelo dia do trabalhador) promete mais frio, dada a aproximação de uma pré-frontal com uma respeitável massa de ar polar na retaguarda. Então, uma sopinha cai bem, e se o alho ajuda a esquentar, por que não juntar a fome e a vontade de comer?

Você vai precisar de:

― 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem;

― 3 ou 4 dentes de alho (conforme o tamanho);

― ½ pãozinho amanhecido;

― 1 ovo;

― ½ colher (sobremesa) de páprica;

― 500 ml de água quente;

― Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Aqueça o azeite em fogo médio, salteie (*) os dentes de alho (descascados, mas inteiros), junte o pão picado em pedaços e misture até que ele fique bem embebido no azeite. Adicione então a páprica, misture bem (por não mais de 1 minuto, ou a páprica ficará amarga), agregue e água quente, tempere com o sal e a pimenta e deixe ferver por 15 minutos. Ao final, baixe o fogo, acrescente o ovo (inteiro, clara mais gema), misture até que a gema se rompa, cozinhe por mais dois minutos e sirva em seguida, decorando o prato com folhinhas de salsa ou manjericão e espalhando por cima da sopa croutons ou torradas em pedacinhos.

Para quem gosta, pimenta tabasco e parmesão ralado são excelentes complementos.

(*) Saltear, em culinária, significa cozinhar os alimentos rapidamente em fogo alto com um pouco de gordura e em movimentos constantes, visando à criação de uma casquinha crocante e delicada no exterior, enquanto o interior permanece macio e suculento. Para saltear alimentos, você precisa de uma frigideira grande com fundo achatado, lados baixos retos ou curvados e um cabo longo que não esquente durante o processo. Para saltear alimentos em fogo médio para alto, você pode usar azeite extravirgem. Basta esquentar a frigideira, aquecer o óleo por 30 segundos, colocar os alimentos que deseja saltear e fazer movimentos constantes de vai-e-vem com a frigideira. Para a maioria dos alimentos, o processo leva de 3 a 5 minutos, mas é importante ter em mente que a receita deve ser servida e consumida logo em seguida.