Mesmo nublada e sujeita a chuvas e trovoadas, a última semana do ano aqui em Sampa está abafada a mais não poder. Felizmente, a temperatura cai um pouco quando anoitece, e as madrugadas ficam mais palatáveis. No geral, porém, o calor predomina, e calor convida a tomar sorvete, e sorvete é mais ou menos uma “unanimidade nacional”, da mesma forma que batatas fritas e pastéis de feira. Daí porque eu resolvi compartilhar com vocês uma receita de sorvete “artesanal”, que não só combina com quem curte aquele gostinho especial do “fui eu que fiz”.

Mas sempre tem quem acha absurdo ― e não sem razão ― o preço que as padarias cobram por um pote de sorvete da Kibon ou da Gelado (leia-se Nestlé), que em atacarejos como Assai, Roldão, Atacadão e companhia custam cerca de 30% menos. Aliás, é possível economizar ainda mais em algumas lojas da rede “DIA” de supermercados, onde eu já encontrei potes de sorvete (1,5 l e 2 l), com a validade no talo, sendo oferecidos por menos de 10 reais.

Mas vamos deixar essa conversa de lado e passar ao que interessa. Anote aí os ingredientes para fazer seu sorvete:

1 litro de leite longa vida;
2 colheres de sopa de açúcar;
2 colheres de chá de liga neutra (bem cheias);
1 lata de creme de leite;
1 lata de leite condensado;
Pó para sorvete sabor de sua preferência;
2 colheres de sobremesa rasa de emulsificante.

Observação: A liga neutra, o pó para sorvete e o emulsificante são vendidos em alguns supermercados, mas é mais seguro procurar esses ingredientes em casas especializadas ― como Docemel, Chololândia e assemelhadas. Se você gostar da brincadeira, saiba que é possível economizar ainda mais comprando esses itens em embalagens de 1 kg, em vez de optar pelas “doses individuais”. 

O preparo do sorvete não poderia ser mais simples: Primeiro, você deve bater no liquidificador o leite, o açúcar e a liga neutra por 05 minutos, colocar numa tigela ou travessa e deixar no freezer por 4 horas. Em seguida, transfira a massa-base congelada para uma batedeira, junte o creme de leite, o leite condensado, o pó para sorvete (a quantidade varia conforme a marca; considerando os pesos e volumes sugeridos nesta receita, você terá de usar de 5 a 6 colheres de sopa desse ingrediente), uma colher (sobremesa) de emulsificante e bata até o volume dobrar (o que costuma acontecer em 10 ou 15 minutos). Finalmente, transfira o sorvete para os recipientes adequados (essa receita rende cerca de 4 litros) e mantenha no freezer até a hora de servir.

Dica: para incrementar seu sorvete, misture raspas de chocolate ou pedaços de frutas que combinem com o sabor escolhido ― morango, abacaxi, ou mesmo uvas-passas, por que não?