Segundo o governo, a inflação está em torno de 3% ao ano, mas basta o tempo esquentar para os supermercados aumentarem escandalosamente o preço de sucos, águas, sorvetes e afins. E quando você encontra um marca com preços mais em conta e resolve experimentar, bom, acho que já deu para sacar.

Com o calorão que tem feito nos últimos dias, nada como um picolé ou uma casquinha para gelar a goela. No entanto, talvez para compensar o preço “salgado”, as versões industrializadas carregam demais no açúcar. Para fugir delas, aqui vai uma dica bem legal:

Misture 3 partes de Nescau (ou Toddy, ou outro achocolatada de sua preferência) a 2 de creme de leite e 1 de leite condensado, bata com o minipimer (ou no liquidificador), leve ao freezer por duas horas, torne a bater e envase em forminhas apropriadas (prefira as que já acompanham “palitos” reutilizáveis), copinhos descartáveis ou num pote plástico de sorvete mesmo, por que não? Leve de volta ao freezer e deixe gelar por mais duas horas ― ou até o momento de servir, já que o creme de leite e o leite condensado evitam aquela indesejável “cristalização” que deixa o sorvete sem cremosidade, com textura de raspadinha.  

Se você prefere picolé de limão ― opção mais refrescante e menos calórica, embora o preço do limão esteja pela hora da morte ―, esprema 6 limões tahiti médios (os de casca fina são mais sumarentos, ser mais sumarentos, mas você pode extrair mais sumo dos de casca grossa colocando-os em água fervendo por alguns minutos), coe, adicione meio litro de água filtrada, 2 colheres de sopa de açúcar (cerca de 30g), misture bem, envase nas forminhas ou copinhos, leve ao freezer por 2 horas, insira os palitos e deixe gelar até completar o endurecimento (cerca de 4 horas são suficientes). Quando for consumir, corte os copinhos descartáveis ou retire os picolés das forminhas plásticas puxando pelo palito (talvez seja preciso mergulhar as forminhas em água quente por cerca de 10 segundos).

Se preferir um sorvete de massa cremoso, anote aí os ingredientes:

— 1 lata de leite condensado;

— 1 litro de leite integral;

— 2 colheres de sopa de açúcar;

— 1 colher (de sopa e bem cheia) de amido de milho, outra de manteiga, 3 de chocolate em pó (achocolatado também serve, mas não fica tão gostoso);

— 50g de chocolate amargo.

Junte tudo numa panela, leve ao fogo (baixo) e vá mexendo até levantar fervura e a mistura adquirir textura de mingau. Passe para uma tigela refratária, leve ao freezer por pelo menos 12 horas e sirva em bolas, tirando-as com uma concha apropriada (como as das sorveterias) previamente imersa em água. Para incrementar, regue o sorvete com calda de chocolate e espalhe por cima um punhado generoso de castanhas de caju picadas (ou nozes, ou amêndoas, ou avelãs, ou ainda amendoim cru sem pele ou torrado sem sal).

ObservaçãoSe você não quiser comprar a calda pronta, coloque 5 colheres (sopa) de chocolate em pó (eu prefiro aquele dos frades, da Nestlé; você até pode substituir por achocolatado, mas o resultado não é tão bom) em ½ chávena de água, adicione 1 colher (sopa) de açúcar e leve ao micro-ondas por 1 minuto (potência média). Não tem micro-ondas? Coloque os ingredientes numa panela, junte uma colherada generosa de manteiga sem sal e leve ao fogo baixo, mexendo até levantar fervura. Marque 1 minuto (não deixe passar disso, ou a calda ficará muito grossa), desligue o fogo e despeje ainda quente sobre o sorvete (se sobrar, coloque num tupperware e guarde na geladeira).

Para fechar com chave de ouro, veja como fazer um Chicabon igualzinho ao da Kibon, só que mais barato. Você vai precisar de:

― 1 lata de leite condensado;

― 1 lata de creme de leite;

― 1 lata de leite (a mesma medida da lata de leite condensado);

― 1 lata de leite em pó (a mesma medida da lata de leite condensado);

― 1 lata de chocolate em pó (a mesma medida da lata de leite condensado);

― 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor, hidratada e dissolvida em 1 colher de sopa de água.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura leitosa e homogênea. Envase em forminhas individuais de picolé (ou no pote plástico de sorvete) e deixe no freezer por cerca de 4 horas. Na hora de servir, faça como sugerido para os picolés de limão. No caso do pote, retire do freezer cerca de 5 minutos antes de servir.