Tradicionalmente, a massa usada nesta receita é o espaguete. Eu prefiro o talharim, mas você pode usar o farfalle, o penne, o fettuccine, o tagliatelle, e por aí vai.

O queijo pecorino romano também pode ser substituído por um parmesão confiável, como Faixa Azul, que não é tão caro e é bem mais fácil de encontrar.

Dito isso, passemos aos ingredientes:

― 4 gemas e 1 ovo inteiro (se puder, use ovos caipiras);

― 100g de queijo parmesão ralado na hora;

― 100g de bacon (bem carnudo);

― 350g de macarrão (eu usei o talharim da Barilla);

― 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem;

― Salsinha fresca picada;

― Sal e pimenta do reino moídos na hora.

Cozinhe o macarrão “al dente” (se necessário, leia as instruções impressas na embalagem). Paralelamente, corte o bacon em tiras ou cubinhos e frite no azeite (mexendo de vez em quando com uma colher de pau).

Enquanto o bacon frita e o macarrão cosinha, bata numa tigela funda gemas e o ovo inteiro, polvilhe a pimenta e o sal (não exagere no sal, porque o bacon e o parmesão já são bastante salgados), adicione o queijo ralado e misture bem.

Quando o bacon estiver crocante, apague o fogo, escorra o excesso da gordura, coloque na tigela com o molho que você preparou e misture bem.

A essa altura, o macarrão já deve estar cozido. Escorra-o rapidamente, transfira-o para a tigela do molho, misture bem misturado, salpique a salsinha e sirva em seguida.

Se você sincronizou adequadamente as etapas, nem precisará levar o molho ao fogo, pois o calor da massa será suficiente para derreter o queijo.