Café, ovo e diversos outros alimentos já tiveram momentos de mocinho e de vilão no conturbando entendimento de médicos, nutricionistas, pesquisadores e assemelhados. E o mesmo se pode dizer do abacate, que, como sabemos, é uma fruta bastante gordurosa, mas agora passou a ter lugar garantido na alimentação saudável, pois chegou-se à conclusão de que, a despeito de ser altamente calórico, sua gordura (do tipo monoinsaturada), reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e aumenta os de HDL (colesterol bom), prevenindo doenças cardiovasculares. Demais disso, o consumo moderado da fruta protege o organismo de toxinas prejudiciais ao fígado e minimiza problemas digestivos, de pele ou afecções nos rins.

Na hora de comprar abacates, escolha os que ainda estão duros e deixe-os terminar de amadurecer em casa (depois que eles estiverem maduros, você pode conservá-los na geladeira por até uma semana).

Para evitar o escurecimento da polpa depois que a fruta é cortada ― resultante de oxidação que ocorre devido ao contato com o ar ―, remova o caroço, pingue algumas gotas de suco de limão, embrulhe o restante da fruta em filme plástico e mantenha sob refrigeração.

Para fazer um delicioso “guacamole” e servir com pão, torrada, massa de pizza ou de pastel (ou ainda biscoito salgado), você vai precisar de:

― 4 tomates sem sementes picados em cubos pequenos;

― 1/2 maço de coentro picado;

― 1 ou 2 pimentas verdes (ou dedo-de-moça, se preferir) cortadas em pedacinhos;

― 1 abacate;

― Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Retire a casca e o caroço do abacate, corte a polpa em pedaços grandes, misture com os tomates, o coentro e as pimentas, amasse até obter uma pasta cremosa, mas pedaçuda, e vá adicionando mais pimenta, até que a ardência fique na medida certa (ou a gosto do freguês, melhor dizendo). Finalmente, tempere com o sal e a pimenta-do-reino e sirva em seguida (não espere mais que 30 minutos, ou a fruta começará a escurecer), acompanhado de torradas, biscoitos salgados, fatias de pão, massa de pastel frita, batatas chips, enfim, use sua criatividade.

Observação: Comece o preparo da receita com os tomates, o coentro e as pimentas, deixando para adicionar o abacate no final, de forma a preservar sua cor natural.